Massagem Terapêutica

 

A massagem terapêutica é oferecida com o objetivo de obter um benefício terapêutico. Ela difere da massagem de relaxamento. Apesar da massagem terapêutica servir muitas vezes para relaxar, o objetivo final da sessão ou série de sessões não é o relaxamento.

Objetivos terapêuticos podem variar consideravelmente entre massagistas e clientes. Em alguns casos, a massagem é recomendado por um profissional de saúde e pode ser realizado como parte de um plano de tratamento maior.

  Além de ter benefícios físicos, a massagem terapêutica também pode ser psicologicamente benéfica e ser utilizada para aumentar a confiança,  o relaxamento da mente e do corpo, o estímulo da atividade física, o estímulo sexual, alívio de dores, alívio do estresse e da tensão, e sensação geral de bem-estar, assim como promover o relaxamento como parte de um programa terapêutico, aliviar a depressão grave ou para o tratamento de outras condições.

 

Segundo estudos, a massagem terapêutica quando executada de maneira correta, promove efeitos mecânicos no organismo, como o movimento da linfa, de sangue venoso, e na mobilização de fibras musculares, tendões, pele e aderências.

Há também os efeitos fisiológicos que são o aumento da circulação sanguínea e linfática, aumento do fluxo de nutrientes promovendo assim a remoção dos produtos catabólicos e metabólicos, resolução de edemas e hematomas, estimulação nos processos de cicatrização, maior extensibilidade do tecido, alívio de dores, aumento e melhora do movimento das articulações, facilitação na atividade física, estímulo das funções viscerais e promoção do relaxamento local e geral.

Os efeitos adquiridos pela massagem terapêutica levam benefícios à saúde, como a melhora da hipertensão, úlceras, indigestão, distúrbios gastrointestinais, insônia, dores de cabeça, ansiedade e depressão.

Mas sem dúvidas, uma das principais queixas que levam a procurar os serviços de massagem são as dores nas costas, ocasionadas pela falta de tônus muscular. A principal causa é o estresse e a tensão acumulados, que geram músculos tensos e retesados, provocando consequentemente a dor. Nesse caso, a massagem tem o poder de melhorar tais sintomas por liberar a rigidez das articulações e dos músculos, substituindo por vezes o consumo excessivo de medicamentos.

 

 

A prática da massagem também pode ser associada a outras técnicas como a aromaterapia com o uso de óleos essenciais específicos, cromoterapia e musicoterapia, que em conjunto proporcionam benefícios gerais. 

Contactos

  • Morada: Parque Empresarial do Algarve, 25 1º Andar, Lote 9 L. 8400-431 Lagoa, Algarve

  • Tel.: +351 282  107 092

  • Telm: +351 961 659 890 / +351 964 561 820

  • E-mail: spadespertardosentidos@gmail.com

Go to top